O Galo voltou aos treinos após mais de 20 dias de férias. Com um mês pela frente, Domínguez ajusta o time para os desafios do segundo semestre de 2026.
O elenco do Atlético-MG voltou aos treinos nesta segunda-feira, após mais de 20 dias de férias, e agora se prepara para o retorno aos gramados. O técnico Eduardo Domínguez terá um mês para ajustar a equipe antes do próximo jogo do Galo.
📖 Leia Também
Os desafios do Atlético no segundo semestre de 2026 são significativos. Com a equipe ainda buscando se firmar na parte de cima da tabela e com outras competições em disputa, mudanças no elenco são esperadas para a sequência da temporada.
Nesta semana, os jogadores treinarão em dois períodos na terça, quarta e sexta, enquanto as atividades na quinta e no sábado ocorrerão apenas pela manhã.
O Campeonato Brasileiro é a prioridade do clube, que busca regularidade. Após a pausa para a Copa do Mundo, o Galo ocupa a nona posição com 24 pontos, e o principal objetivo é se classificar entre os cinco primeiros colocados para garantir uma vaga na Conmebol Libertadores de 2027.
No primeiro turno do Brasileirão, o desempenho da equipe foi abaixo das expectativas, com 18 jogos, sete vitórias, três empates e oito derrotas, resultando em um aproveitamento de 44%. Apenas três dos triunfos foram conquistados fora de casa, evidenciando a dificuldade do time como visitante.
Além do Campeonato Brasileiro, o Atlético se mantém vivo nas duas Copas. Na Copa do Brasil, o Galo enfrentará o Juventude nas oitavas de final, nos dias 1º e 8 de agosto. Na Sul-Americana, a equipe aguardará o vencedor do playoff entre Sporting Cristal, do Peru, e Bragantino, com os jogos programados para entre 11 e 20 de agosto.
Embora a prioridade seja o Brasileirão, a importância das Copas não pode ser subestimada, já que a premiação é relevante para o caixa do clube e uma vaga na Libertadores pode ser conquistada através dessas competições.
Defensivamente, o Atlético apresentou problemas no primeiro turno, marcando 50 gols, mas sofrendo 42. No Brasileirão, o ataque balançou a rede 22 vezes, enquanto a defesa foi vazada em 23 oportunidades. Eduardo Domínguez optou por um esquema com três defensores, contando com Ruan Tressoldi como titular. As outras duas posições ainda são indefinidas, com as opções de Lyanco, Vitor Hugo, Ivan Román e Léo Duarte.
Com a saída de Hulk para o Fluminense, o Galo perdeu uma referência no ataque. O colombiano Cassierra e o equatoriano Alan Minda, que se destacaram no primeiro turno, ainda precisam se firmar. Minda, no entanto, está à serviço do Equador na Copa do Mundo, e o clube busca um substituto no mercado, ciente da dificuldade de encontrar um jogador à altura de Hulk.
Por fim, a diretoria do Atlético planeja reforçar o elenco de forma pontual, priorizando contratações que possam agregar ao time. A busca inclui um zagueiro canhoto, um primeiro volante e possivelmente reforços para o ataque. A janela de transferências abrirá em 20 de julho, após a Copa do Mundo, e o clube deverá focar em jogadores sem custos, que estejam com contratos se encerrando.


Conteúdo Recomendado

