Vai ter Brasileirão, sim. Foi o que disse o presidente da Comissão de Médicos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Jorge Pagura, sobre a realização da principal competição de futebol do país ainda neste ano.
Porém, o médico descartou marcar uma data para o início do campeonato. Em entrevista ao programa A Última Palavra, do FoxSports, na noite deste domingo (21), ele revelou que só será possível falar em datas após a liberações das autoridades locais de cada estado.
“Quem falar em data vai errar. O Supremo Tribunal Federal delegou às prefeituras a decisão, e às autoridades sanitárias locais, a decisão da abertura de acordo com a sua curva epidemiológica, de acordo com as vagas de UTI [Unidade de Terapia Intensiva], de acordo com a disponibilidade do sistema de saúde. Então como vamos ter os Estaduais antes e temos todo esse problema que estamos sentindo aí, você pode liberar e depois retroagir porque vai depender muito da curva, então ainda não temos data, mas nós vamos começar sim”, disse.
Pagura ainda garantiu que não há pressa para o retorno e que a saúde e segurança dos envolvidos estão em primeiro lugar. “O presidente Rogério Caboclo diz assim: nós vamos jogar o Campeonato Brasileiro, mas vamos jogar com segurança. E sem forçar absolutamente nada. Nós, médicos, somos treinados para salvar…nós entendemos isso, mas a prioridade é a saúde, a integridade física não só do atleta. Temos que aguardar o sinal verde. Vamos trabalhar com uma segurança muito grande, apesar de jogarem sem máscara. Faremos com segurança e com um palavra-chave: responsabilidade”, completou.