Reviravolta na CBF: Ednaldo Rodrigues é Afastado Novamente e Fernando Sarney Assume Intervenção
Uma nova turbulência atinge a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nesta quinta-feira, o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), determinou o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade. A decisão nomeia um dos vice-presidentes da CBF, Fernando Sarney, como interventor, com a responsabilidade de convocar novas eleições para a presidência “o mais rápido possível”.
O magistrado justificou sua decisão declarando nulo um acordo previamente firmado e homologado pela instância superior, alegando “incapacidade mental e possível falsificação da assinatura” de Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes, um dos signatários do acordo.
Ednaldo Rodrigues recebeu a notícia de seu afastamento em Assunção, no Paraguai, onde participava do congresso da Fifa. Esta é a segunda vez que Rodrigues é afastado da presidência da CBF por decisão judicial. A primeira ocorreu em dezembro de 2023, mas ele conseguiu retornar ao cargo um mês depois por meio de uma liminar concedida pelo ministro do STF, Gilmar Mendes.
A decisão do desembargador Zéfiro é passível de recurso nos tribunais superiores (STJ ou STF), e a CBF pode tentar reverter a situação. No entanto, por ora, Fernando Sarney assume interinamente a presidência da entidade, com a missão de conduzir o processo eleitoral para a escolha de um novo presidente. A situação gera incertezas sobre o futuro da CBF e seus próximos passos.