Ginastas sergipanas conquistam 9 medalhas no torneio Phoenix Cup 2025, na Bulgária

Compartilhe:

A ginástica rítmica sergipana é uma referência no esporte e já apresenta os primeiros resultados exitosos de 2025. As atletas do Clube Jardins Iracema Alves e Colégio Jardins conquistaram o primeiro pódio do ano no Torneio Internacional Phoenix Cup 2025, realizado de 11 a 13 de abril em Sófia, na Bulgária, com a conquista de nove medalhas por cinco ginastas da equipe. Além da competição, elas também participaram de dias de treinamento intensivo, nas semanas seguintes, no final de abril. também na Bulgária, país considerado referência na GR.

Entre os resultados por categoria, a ginasta Maria Flávia Brito ganhou medalha de prata no aparelho fita pela categoria sênior elite; a atleta Sophia Rocha conquistou ouro no aparelho mãos livres, e ginasta Maria Vitória Silva duas pratas nos aparelhos mãos livres e fita, ambas na categoria infantil elite. Já na categoria infantil nível A, a ginasta Lara Prates ficou com o ouro em mãos livres e prata no aparelho maças; e na categoria pré-infantil, Emanuella Coradine ganhou ouro em mãos livres, prata no aparelho corda e prata geral.

Para participar do campeonato, as ginastas arcaram com os próprios custos da viagem. A ginastas Laura Prates destacou essa fase com o maior desafio de todo o campeonato. “Uma das maiores dificuldades foi vender rifa até altas horas, porém tive pessoas que sempre me ajudaram. Fiquei muito feliz em ter essa oportunidade e foi muito bom estar perto das melhores atletas da ginástica rítmica”.

Com as conquistas de 2024 e grandes resultados para a ginástica estadual e nacional, o Colégio e Clube Jardins segue firme como referência em Sergipe. De acordo com Maria Flávia, foi muito significativo conquistar o primeiro título internacional de 2025 para o estado e o país. “É uma sensação incrível poder voltar a competir após um grande período afastada, devido a uma lesão, e poder voltar a praticar o esporte que mais amo com excelência. Estou muito feliz em ter vivenciado essa competição e trazer esse resultado para Sergipe. É mais um momento de grande importância para o meu crescimento no esporte, sobretudo poder competir em um país onde a ginástica é tão importante. Agradeço a todos que me ajudaram e apoiaram”, declarou.

A técnica do Clube Jardins, Iracema Alves, ressalta que a equipe está em constante evolução, com resultados importantes a cada ano. “Neste este ano, não tenho dúvidas que conseguiremos mais. Temos uma equipe de base muito forte e nossas atletas estão ainda mais preparadas. Nossas meninas brilharam na Bulgária. Foram elogiadas e competiram no nível da elite da ginástica, que é a melhor do mundo. Então continuaremos focadas nessa evolução”.

Ainda segundo a técnica, a equipe já trabalha para os próximos desafios. “Todo apoio é necessário. Vale ressaltar que há pais comprometidos, ginastas disciplinadas e uma equipe de profissionais de excelência”, explicou Iracema.

Outros títulos

As cinco ginastas já possuem outros títulos inéditos. Dentre elas, Maria Flávia Britto é bicampeã sul-americana e vice-campeã pan-americana (categoria adulto); Sophia Rocha é bicampeã brasileira e bicampeã sul-americana (categoria infantil); Maria Vitória Silva também é bicampeã brasileira e bicampeã sul-americana (categoria infantil); Lara Prates é vice-campeã brasileira (categoria infantil); e Emanuella Coradine Castilho é campeã brasileira e bicampeã sul-americana (categoria pré-infantil).

Equipe Técnica

Além de Iracema Alves, a equipe técnica do clube também é composta pela treinadora Maria Fernanda Britto; Maria Clara Fabri (auxiliar técnica); Rayssa Dias (professora de ballet); Hemanoel Azevedo (preparador físico).

Compartilhe este artigo