Crise na CBF: Fernando Sarney é Nomeado Interventor Após Decisão Judicial Afastar Ednaldo Rodrigues
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mergulhou em mais uma crise política nesta quinta-feira (15), com a nomeação de Fernando Sarney como interventor da entidade. A decisão foi proferida pelo desembargador Gabriel De Oliveira Zefiro, da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que determinou o afastamento do atual presidente Ednaldo Rodrigues de suas funções.
Fernando Sarney, vice-presidente da CBF, foi escolhido para o cargo de interventor por ser o membro mais antigo da instituição, considerando que a Justiça anulou a eleição de Ednaldo Rodrigues e, consequentemente, dos vice-presidentes eleitos em sua chapa. A decisão judicial também determina que Sarney convoque eleições para a presidência da CBF “o mais rápido possível”.
Com uma longa trajetória na CBF, desde 1998, onde iniciou como diretor de relações governamentais durante a gestão de Ricardo Teixeira, Fernando Sarney se manteve em todas as administrações subsequentes. Ele chegou a ser membro do Comitê Executivo da Fifa por indicação de Marco Polo Del Nero, cargo que ocupou até março de 2023. Apesar de ter sido vice-presidente na gestão de Ednaldo Rodrigues, Sarney rompeu com o mandatário e integrou a oposição, não fazendo parte da chapa de reeleição de Ednaldo. Recentemente, Sarney havia solicitado ao STF a suspensão da homologação do acordo que manteve Ednaldo na presidência, mas o pedido foi negado. Agora, assume a intervenção em um momento de grande turbulência no comando do futebol brasileiro.