O ex-jogador de futebol Daniel Alves recebeu de volta seus passaportes brasileiro e espanhol nesta sexta-feira (4), uma semana após ter sido absolvido pela Justiça espanhola da acusação de estupro. A decisão do Tribunal Superior da Catalunha anulou a condenação anterior, permitindo que o atleta deixe a Espanha e retorne ao Brasil, onde não reside desde 2022.
A Justiça espanhola havia retido os documentos de Alves após a acusação de agressão sexual a uma jovem em uma boate de Barcelona, em 2022. Apesar da absolvição, a defesa da vítima já anunciou que irá recorrer da decisão, levando o caso a instâncias superiores. O Ministério Público da Catalunha também informou que irá apresentar um recurso contra a anulação da condenação ao Supremo Tribunal Federal da Espanha.
Com a recuperação dos passaportes, Daniel Alves, que já estava em liberdade provisória, encerra uma etapa do processo na Espanha e ganha a possibilidade de retornar ao seu país de origem. No entanto, o futuro do caso ainda é incerto, dependendo dos recursos que serão apresentados pelas partes envolvidas.