Os clubes que participam da Comissão Nacional de Clubes (CNC) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estudam pedir ao governo federal que crie uma linha de crédito no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A medida é para ajudar nas contas dos clubes por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). As informações foram publicadas pelo Uol, neste sábado (30).
Segundo a publicação, a ideia tem base no impacto gerado pelo futebol no Produto Interno Bruto (PIB), mas ainda não foi apresentada ao governo. A alternativa sugerida pela CBF é que os clubes possam fazer empréstimos por meio do BNDES.
Os valores deverão ser repassados por bancos públicos, a exemplo do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Mas, de acordo com o jornal, algumas instituições financeiras privadas estão resistindo em relação aos empréstimos aos clubes.
De acordo com a reportagem, quatro integrantes da CNC disseram que esse auxílio ainda não é tratado como uma solicitação unificada, mas começou a ganhar força nos bastidores