O UFC surpreendeu o mundo ao ser o primeiro evento esportivo a retornar durante a pandemia e anunciar um card para a noite deste sábado (9), na Flórida, nos EUA. Porém, antes mesmo dos embates, o primeiro problema surgiu.
Após participar da pesagem oficial com máscara de proteção e luvas, o brasileiro Ronaldo Jacaré foi diagnosticado com coronavírus e foi retirado do UFC-249. Jacaré havia tido contato com um familiar que testou positivo para a doença.
Rival do brasileiro no confronto pelo peso-médio, o jamaicano Uriah Hall se solidarizou com o colega. “Irmão, eu sei que é uma droga, sinto muito você ter de passar por isso, estou mais que arrasado pela oportunidade perdida, desejo apenas a recuperação a você e sua família”, escreveu em uma rede social.
Já o UFC divulgou um comunicado oficial confirmando o cancelamento da luta.
Leia abaixo:
“A luta peso-médio entre Uriah Hall e Jacaré Souza não vai mais estar no card preliminar do UFC 249, devido a um dos testes de Souza para COVID-19 ter indicado um resultado positivo. Além disso, testes para COVID-19 de dois corners de Souza também deram positivo. A equipe médica do UFC examinou Souza e seus dois corners e ambos estavam assintomáticos, ou sem exibir os sintomas comuns da COVID-19. De acordo com os protocolos de saúde e segurança do UFC, todos os três homens deixaram o hotel anfitrião e vão se isolar fora do recinto, onde a equipe médica do UFC vai monitorar suas condições remotamente e vai prover assistência e qualquer tratamento necessário.
Desde sua chegada durante a semana até sua partida hoje, Souza e seus corners seguiram os protocolos de saúde e segurança do UFC, incluindo o distanciamento social, usar equipamento de proteção individual e auto-isolamento sempre que possível.
Não houve outros exames positivos para COVID-19 reportados para o restante dos atletas participando no UFC 249. A resposta a este desenvolvimento é um indicativo da efetividade das medidas de segurança e saúde que o UFC instituiu para este evento.
O card deste sábado do UFC 249 (…) vai prosseguir conforme programado, com 11 lutas.”