A Seleção Brasileira adotou um gesto simbólico de união na Copa: reunir todos os convocados na foto oficial antes das partidas. A iniciativa surgiu espontaneamente e conquistou jogadores e comissão técnica.
A Seleção Brasileira encontrou uma maneira inovadora de transmitir união durante a Copa do Mundo. Ao invés de seguir o protocolo tradicional de registrar apenas os 11 titulares, o grupo decidiu reunir todos os convocados para a foto antes das partidas. Essa iniciativa, que surgiu de forma espontânea antes da estreia contra Marrocos, tem sido bem recebida por jogadores e comissão técnica.
📖 Leia Também
Durante a execução dos hinos, os atletas perceberam que poderiam manter todos os convocados juntos para a fotografia, e a ideia foi aceita por todos. Desde então, a Seleção manteve essa prática, que também foi utilizada no duelo contra o Haiti, como uma forma de simbolizar união e comunhão entre os jogadores.
“É muito bom para todo mundo perceber o quão importante é. Eu comecei no banco contra Marrocos, joguei esse (contra Marrocos). Esses pequenos passos que a gente dá, de se unir nesses momentos, fazem parte de um grande objetivo que a gente quer chegar”, afirmou Matheus Cunha.
Nos dois primeiros jogos, 25 dos 26 convocados posaram para a foto, com exceção de Neymar, que, embora tenha estado no banco contra Marrocos, não utilizou uniforme nem participou da execução dos hinos. O protocolo da FIFA determina que, após a execução dos hinos, os jogadores reservas devem retornar ao banco, mas outras seleções, como África do Sul, Equador, Irã, México e Uruguai, também têm adotado a prática de incluir todos os atletas na foto oficial.
A seleção Argentina, por exemplo, também se junta a essa tendência, mostrando que a união fora de campo tem sido cada vez mais valorizada nas competições internacionais. Em 1994, quando se sagrou campeã, o Brasil já havia demonstrado um gesto de união ao entrar em campo de mãos dadas, uma prática instaurada pelo zagueiro Ricardo Rocha durante as Eliminatórias para o torneio.
Com a meta de se tornar hexacampeão, o Brasil ainda tem mais seis jogos pela frente na Copa do Mundo. A próxima partida será nesta quarta-feira, contra a Escócia, às 19h (de Brasília), em Miami. A expectativa é que a seleção mantenha essa prática de união em todos os jogos restantes, reforçando a força do grupo.


Conteúdo Recomendado

