No mar de Tsurigasaki, o surfista brasileiro Ítalo Ferreira garantiu o primeiro ouro da história do surfe em Olimpíadas. Esse foi o primeiro ouro do Brasil em Tóquio. Natural de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, ele disputou a final com o japonês Kanoa Igarashi, que eliminou Gabriel Medina na semifinal.
O potiguar superou Igarashi com sobras. Agressivo durante toda a bateria, conseguiu três boas notas, o suficiente para deixar o japonês em combinação. No somatório final, 15,14 contra 6,60 do rival. A festa pelo ouro olímpico começou antes mesmo de encerrar, a dois minutos do sinal tocar.
Após a conquista, Ítalo concedeu entrevista e chorou muito. “Eu queria que minha vó tivesse viva para ela ver isso. Para ver o que me tornei, o que eu consegui fazer pelos meus pais. Sempre pedi para que esse sonho fosse realizado e ele aconteceu. Almejei bastante e sonhei”, disse.
Campeão mundial de surfe em 2019, o potiguar agora também soma o título olímpico. Gabriel Medina por pouco fez uma dobradinha no pódio. Na decisão pelo bronze, perdeu para o australiano Owen Wright.
As finais do surfe foi adiantada por um dia, devido a ameaça de chegada de um tufão a Tóquio.
— Time Brasil (@timebrasil) July 27, 2021
Leia mais:
Olimpíada: Fernando Scheffer fatura bronze na natação